top of page
balé.png

A CELEBRAÇÃO DO CORPO EM MOVIMENTO

Késsy Balog e Fernando Claure

Organizado virtualmente por conta da pandemia da Covid-19, o Festival A Vida no Centro, realizado entre os dias 19/09 e 20/09 levou para casa dos brasileiros atividades e espetáculos que antes eram apreciados de modo presencial. Transmitido pelas redes sociais do evento, em plataformas como Facebook e Youtube.

O evento de abertura começou com uma aula de ballet clássico, apresentada pela professora Gabriela Andrezzo, no Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”, do prédio da Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo. A aula, que durou cerca de 19 minutos, serviu como uma introdução ao ballet, com exercícios leves, uso de nomenclaturas específicas e em um ritmo apropriado para adultos iniciantes.

“Essa aula foi a melhor maneira que encontramos de despertar o estímulo de coragem e entusiasmo nos participantes”, diz Gabriela Andrezzo, professora de Ballet do Fitness Channel.

As técnicas introduzidas pela professora incluem o grand plié (grande flexão de pernas) e o demi plié (meia flexão de pernas), dois movimentos base no ballet. Gabriela reforça durante a aula que um dos fundamentos da dança é o aperfeiçoamento. “Exige repetição. Mesmo que você fique anos sem praticar, existe uma coisa chamada memória muscular. Você sempre vai manter a postura e lembrar qual é o certo a ser feito, mas exige disciplina”, informa.

A dançarina também conta que, no contexto de isolamento em que estamos inseridos, o Ballet para Todos se transformou em uma ferramenta fundamental. “Movimento cura, movimento é vida. A Dança por si só é a linguagem oculta da alma e, dentro do isolamento, tornou-se ainda mais importante para que todos, sem julgamentos, pudessem encontrar o bem estar”, explica.

Gabriela encerrou a aula com um movimento de formalidade, o reverence (reverência), no qual o praticante se vira para o público, agradecendo-o pelo prestígio. Seja para grandes plateias ou mesmo para si mesmo em casa, movimentar o corpo é sempre um espetáculo de rara beleza.

A bailarina e professora faz parte do grupo Fitness Channel, parceiro do Festival A Vida no Centro, e que trabalha com aulas de práticas físicas no meio virtual. Alguns dos cursos lecionados são yoga, pilates e dança. O grupo oferece um serviço que garante acesso a todas as aulas. O canal ainda conta com um período de teste gratuito de uma semana.

A celebração do corpo em movimento: Trabalhos
bottom of page