top of page
Gastro.jpg

GASTRONOMIA APROXIMA FÃS DO CENTRO DE SÃO PAULO

Isabela Almeida e Rafaella Del Valhe

Com a mudança no modo de vida dos paulistanos no período de isolamento, não poderia faltar a aula de gastronomia com o Chef Luiz Campiglia que ensinou a fazer duas saladas e contou um pouco da história de seu restaurante, Paribar, um dos mais tradicionais do centro de São Paulo.

A aula de Gastronomia nesse evento foi importante. Com a quarentena, decretada pelo governo, a população teve que desacelerar o ritmo de consumo e comércios fecharam as portas obrigatoriamente. Um dos setores mais afetados foi o de lazer e turismo, com bares e restaurantes, que viram o movimento de pessoas simplesmente evaporar.

O Chef Luiz Campiglia prefere focar no aspecto mais otimista. “Para mim em específico foi uma pausa extremamente necessária, arrisco até a dizer que me salvou. Não teria esse tempo para refletir meu trabalho se não tivesse parado.” Perguntado sobre o impacto, respondeu que sim, sofreu, mas preferiu não focar muito nisso.


A paixão pela culinária


Com o decorrer dos meses, todos tiveram que se adaptar a uma nova rotina, sem ir para seus lugares favoritos, comer em seus restaurantes preferidos, tendo que improvisar e conciliar suas refeições em casa com suas rotinas de trabalho. Se por um lado, isso trouxe inúmeras dificuldades para dentro da casa de muitos, para outros foi a oportunidade de viver como antigamente e se arriscar na cozinha com refeições caseiras.

Isso, por outro lado, fez aumentar nos brasileiros o interesse pela arte de cozinhar, fosse apenas para satisfazer a necessidade primária de se alimentar ou então, nos mais entusiasmados, tentar reproduzir um prato do seu restaurante

 preferido, cozinhar aquelas receitas que sempre tiveram vontade, mas nunca tempo.

Esse foi o momento de se aventurar na cozinha, e assim surgiu para muitos essa nova “paixão”. Sobre o novo hábito da população Campiglia afirmou que se falou mais em gastronomia, mas que não sente que o tema tenha criado raízes. O desafio continua sendo não deixar o fenômeno virar um modismo.


Retomada do Paribar


Com a liberação de abertura dos restaurantes, foi perguntado ao Chef se os hábitos alimentares dos clientes mudaram de alguma forma nesse período, ele disse: “Mudou na maneira de se relacionar com o lugar, aumentou o carinho com nossos pratos”.

Sobre a experiência de fazer uma live sobre gastronomia, o chefe diz que foi uma experiência muito bacana por parte dos expectadores no chat, onde surgiram muitas manifestações positivas.

Gastronomia aproxima fãs do centro de São Paulo: Trabalhos
bottom of page